Paula entrevista 5 Site

 

“O fio que une as partes. A filosofia do SIBI é ser um órgão multidisciplinar e interdisciplinar”

 

Muita gente não sabe, mas a UFRJ conta com 45 bibliotecas e acervos preciosos que abrangem todas as áreas do conhecimento. De coleções de obras raras, oriundas do século XVII a periódicos recém-publicados com descobertas inéditas no campo científico. Na condução desse universo de obras e espaços, que atendem a mais de 1 milhão de pessoas por ano, está o SiBI, o Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ.

Criado em 1983, “o SiBI é uma forma organizada de reunir e gerenciar as bibliotecas que a UFRJ possui”, explica Paula Mello, que coordena o órgão desde 2003. Para ela, o SiBI atua como um “fio que une as partes”. “A filosofia do SiBI é de ser um órgão multidisciplinar e interdisciplinar. Esse é o nosso grande prazer: oferecer aos alunos acervos multidisciplinares com os mesmo direitos e deveres para todos”, conta. 

Na quinta entrevista da série Por Dentro do FCC, Paula Mello fala sobre o impacto do SiBI dentro e fora do espaço universitário e comenta a contribuição do órgão na recuperação da biblioteca Francisca Keller, do Museu Nacional, uma das mais relevantes do Brasil e da América Latina na área de Ciências Sociais e que teve seu acervo atingido pelo incêndio, em setembro de 2019. “Nós já estamos com quase 50 mil livros. Doações vêm chegando sem parar. E a participação é comovente. Acredito que, se tudo der certo, em 2020, a gente faz a reinauguração da biblioteca”, diz.

 

Assita a entrevista completa clicando aqui

 

Fonte:  www.forum.ufrj.br

UFRJ Biblioteca Alfredo Galvão - EBA/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ